Política, filosofia, ciência e comunicação europeias foram radicalmente reorientadas durante o “longo século 18” (1685-1815) como parte de um movimento chamado por seus participantes como a Era da Razão, ou simplesmente o Iluminismo. Os pensadores do Iluminismo na Grã-Bretanha, na França e em toda a Europa questionaram a autoridade tradicional e adotaram a noção de que a humanidade poderia ser melhorada através de mudanças racionais. O Iluminismo produziu numerosos livros, ensaios, invenções, descobertas científicas, leis, guerras e revoluções. As revoluções americana e francesa foram diretamente inspiradas pelos ideais iluministas e, respectivamente, marcaram o pico de sua influência e o início de seu declínio. O Iluminismo finalmente deu lugar ao romantismo do século XIX.
O Iluminismo Inicial: 1685-1730
Os importantes precursores do Iluminismo no século XVII incluíam os ingleses Francis Bacon e Thomas Hobbes, o francês René Descartes e os principais filósofos naturais da Revolução Científica, incluindo Galileu Galilei, Johannes Kepler e Gottfried Wilhelm Leibniz. Suas raízes são geralmente encontradas na Inglaterra da década de 1680, onde, no período de três anos, Isaac Newton publicou seu “Principia Mathematica” (1686) e John Locke, seu “Ensaio sobre a compreensão humana” (1689) – dois trabalhos que forneceram as informações científicas, matemáticas e científicas. kit filosófico para os principais avanços do Iluminismo.
Locke argumentou que a natureza humana era mutável e que o conhecimento era adquirido através da experiência acumulada, em vez de acessar algum tipo de verdade externa. O cálculo de Newton e as teorias ópticas forneceram as poderosas metáforas do Iluminismo para mudanças e iluminação medidas com precisão.
Não havia uma iluminação única e unificada. Em vez disso, é possível falar do Iluminismo francês, do Iluminismo escocês e do Iluminismo inglês, alemão, suíço ou americano. Os pensadores do Iluminismo individual geralmente tinham abordagens muito diferentes. Locke era diferente de David Hume, Jean-Jacques Rousseau de Voltaire , Thomas Jefferson de Frederico, o Grande . Suas diferenças e desacordos, no entanto, surgiram dos temas comuns do Iluminismo, de questionamentos racionais e crença no progresso através do diálogo.
O Alto Iluminismo: 1730-1780
Centrado nos diálogos e publicações dos “filósofos” franceses (Voltaire, Rousseau, Montesquieu, Buffon e Denis Diderot), o Alto Iluminismo poderia ser resumido pelo resumo de um historiador do “Dicionário Filosófico” de Voltaire: “um caos de idéias claras . ”O principal deles era a noção de que tudo no universo podia ser racionalmente desmistificado e catalogado. A publicação da assinatura do período foi a Enciclopédia de Diderot (1751-77), que reuniu os principais autores para produzir uma compilação ambiciosa do conhecimento humano.
Era uma época de déspotas esclarecidos como Frederico, o Grande, que unificou, racionalizou e modernizou a Prússia entre brutais guerras plurianuais com a Áustria, e de possíveis revolucionários esclarecidos como Thomas Paine e Thomas Jefferson, cuja “Declaração de Independência” ( 1776) enquadrou a Revolução Americana em termos retirados dos ensaios de Locke.
Foi também um tempo de inovação religiosa (e anti-religiosa), pois os cristãos procuravam reposicionar sua fé de acordo com linhas racionais e deístas e materialistas argumentavam que o universo parecia determinar seu próprio curso sem a intervenção de Deus. Locke, junto com o filósofo francês Pierre Bayle, começou a defender a idéia da separação entre Igreja e Estado. Sociedades secretas – como os maçons, os Illuminati da Baviera e os rosacruzes – floresceram, oferecendo aos homens europeus (e algumas mulheres) novos modos de comunhão, ritual esotérico e assistência mútua. Cafés, jornais e salões literários surgiram como novos locais para a circulação de idéias.
O Iluminismo tardio e além: 1780-1815
A Revolução Francesa de 1789 foi o ponto culminante da visão do Alto Iluminismo de expulsar as antigas autoridades para refazer a sociedade de acordo com linhas racionais, mas se transformou em um terror sangrento que mostrou os limites de suas próprias idéias e levou, uma década depois, à ascensão de Napoleão . Ainda assim, seu objetivo de igualitarismo atraiu a admiração da feminista Mary Wollstonecraft (mãe da autora de Frankenstein, Mary Shelley) e inspirou a guerra de independência haitiana e o inclusivismo racial radical do primeiro governo pós-independência do Paraguai.
A racionalidade iluminada deu lugar à selvageria do romantismo, mas o liberalismo e o classicismo do século XIX – para não mencionar o modernismo do século XX – todos devem uma dívida pesada com os pensadores do Iluminismo.